top of page

EDITORES

luciene.jpeg

Doutora em História Política pela UERJ (2008). Realizou estágios de pós-doutoramento no Laboratório de Geografia Política da FFLCH/USP (2013) e no Departamento de da PUC-Rio (2019). Atualmente, participa do projeto "Januário da Cunha Barbosa: pensamento e ação política no processo de independência do Brasil (1808-1831)" (Biblioteca Nacional/UERJ/FAPERJ). É pesquisadora integrante do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM) da UFRJ. É uma das criadoras do canal "Entreconexões", no Youtube, voltado para a difusão cultural através de entrevistas e na elaboração de documentários. Idealizadora, ao lado de Luzimar Soares, do Podcast Sarau da Casa Azul. É uma das fundadoras do Blog Box Digital de Humanidades (BDH). É autora dos livros O lugar da geografia brasileira: A Sociedade de Geografia do Rio do Janeiro (1883-1945); Intelectuais, militares e instituições na configuração das fronteiras brasileiras (1883-1909) e Histórias do Jardim Botânico: um recanto proletário na zona sul carioca (1884-1962), entre outros.

andre.jpeg

Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Desenvolveu entre os anos de 2001 e 2004 pesquisa sobre o pensamento político brasileiro. Tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em questões relativas a História Política e História das Relações Internacionais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as relações entre o Brasil e o Canadá. Colaborador do Jornal de Toronto na coluna mensal Flashes da História Canadense. É Fellow Scholar do Multi National Institute of American Studies (M.I.A.S. - NYU) sediado na Universidade de Nova Iorque. É um dos fundadores do Box Digital de Humanidades. É um dos organizadores dos livros Relações Internacionais: Visões Brasileiras e Relações Internacionais em um mundo pós-pandemia: permanências e descontinuidades.

Luzimar.jpeg

Doutoranda no Programa de Mudança Social e Política da EACH – Escola de Arte, Ciências e Humanidades – USP Leste – SP. Mestre em História Social pela PUC- SP (2019). Idealizadora, ao lado de Luciene Carris, do Podcast Sarau da Casa Azul. É uma das fundadoras do Blog Box Digital de Humanidades (BDH). É autora dos livros: A Dor de Ser Ana e Nas ondas do mar carioca: O moderno e as tradições vistos a partir da história dos pescadores da Colônia Z – 13 na praia de Copacabana. 

WhatsApp Image 2022-09-30 at 11.39.32.jpeg

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UERJ). Possui bacharelado e licenciatura em História pela UERJ (2001), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2005) e Doutorado em História pela UFF (2013). Autor, entre outras publicações, de A capitalidade em disputa. Escreve romances, contos e poemas, utilizando o nome literário EDUARDO CHACON. Em 2019, publicou o romance A perna de Sarah Bernhardt, pelo Kindle/Amazon (e-book).

CONVIDADOS

WhatsApp Image 2023-09-22 at 16.09_edited.jpg

Repórter, editor e produtor (15. prêmios de Jornalismo, dois Esso), produz e edita o programa de Miriam Leitão, na GloboNews há 12 anos Trabalha na Rede Globo desde 2002.  Começou em 1987 na Tribuna da Imprensa. Foi repórter em O Globo, por onde conquistou o prêmio Esso de Reportagem. além de ter passado pela sucursal carioca do Estadão e pela sede a Gazeta Mercantil,  em São Paulo. . Venceu em 2014 o Prêmio ‘Hors Concours’ Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a reportagem ‘A sentença – 35 anos’, sobre a condenação da ditadura pelas torturas e o assassinato de Vlado Herzog.. Em 2012, com Miriam Leitão, conquistara o Herzog de reportagem com documentário sobre o sequestro e assassinato do deputado Rubens Paiva pelo poder militar em 1971. Pela Rede Globo  em parceria com a Globonews, conquistou o prêmio Embratel, em.2008, pela produção de uma série de reportagens sobre a transferência da família real portuguesa para o Brasil.  Ganhou o prêmio nacional CNT em 2018 pelo documentário "BR-101, uma expedição rodoviária". Pela GloboNews, produziu documentários como "Amazônidas",, a série "Histórias do Futuro". Com Fernado Gabeira, produziu a série de reportagens "De Juazeiro a Juazeiro" e "A resposta do mar" , sob  a direção de Renata Baldi, produziu o documentário   "Intolerância " . Fez com Miriam Leitão a reportagem  "Arqueologia da Escravidão, menção honrosa no Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio, em 2012.  Em 2023, também com a Miriam Leitão, conquistou o prêmio de Melhor Documentário Nacional no Festival de Cinema de Alter do Chão, no Pará com  "Amazônia na Encruzilhada"

bottom of page