top of page
  • Foto do escritorLuciene Carris

IHGRJ lança Concurso de Estudo e Difusão da História do Rio de Janeiro

Atualizado: 5 de jul.

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2024.

Luciene Carris*



O Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) anuncia o terceiro Concurso de Estudo e Difusão da História do Rio de Janeiro.  O Instituto é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, estudo e difusão da história, geografia e patrimônio natural e cultural da cidade e do estado do Rio de Janeiro.






Vale a pena recordar que a sua fundação ocorreu no dia 6 de dezembro de 1957 na antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Como se percebe, a sua criação ocorreu pouco antes da transferência da capital federal para Brasília. A entidade recebeu outros nomes anteriormente, como Instituto Histórico e Geográfico da Cidade do Rio de Janeiro, focando na história municipal. Em 1966, o nome foi alterado para Instituto Histórico e Geográfico do Estado da Guanabara, refletindo um escopo mais amplo que incluía a história estadual. Logo após a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em 1975, foi renomeada para Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Rio de Janeiro. Em 1994, mais uma vez o seu nome foi novamente alterado para incluir a cidade e o estado, resultando no nome atual. Ao longo dos anos, o IHGRJ ganhou prestígio, participou de inúmeros eventos importantes como o IV Centenário do Rio de Janeiro. Muitos dos seus associados publicaram trabalhos que são considerados referências para historiografia urbana, como o livro Algo do Meu Velho Rio, de Augusto Maurício, publicado em 1966 pela Livraria Brasiliana editora, na Coleção Vieira Fazenda. Além disso, a sua Revista se consolidou como um espaço para a discussão e divulgação de pesquisas históricas e geográficas do Rio de Janeiro (Knauss; Almeida, 2013).




O último concurso ocorreu em 2017, com o total de 15 candidatos inscritos. Os prêmios concedidos foram o "Prêmio Mem de Sá" para graduação e pós-graduação. Desse modo, Carlos Henrique Milhono Campos (pseudônimo Eneida) ganhou o primeiro lugar na graduação com Nos trilhos da folia: os bondes no carnaval carioca. Caroline Amorim Gil (pseudônimo Maria do Rio) venceu na pós-graduação com Vende-se ou aluga-se: o mapeamento do leite mercenário no Rio. A premiação ocorreu em 14 de dezembro de 2017, durante a Sessão Magna. Artigos selecionados com menção honrosa foram publicados na Revista do IHGRJ de 2018. No rol dos textos publicados, vale a pena destacar os trabalhos de: Carlos Henrique Milhono Campos, Pablo Santos Ribeiro Hernandez, Thatiane Piazza de Melo, Juliana de Conceição Pereira e Luiz Costa-Lima Neto (Revista do IHGRJ, 2018).


Destinado a estudantes de níveis médio, superior e pós-graduação, o Concurso pretende incentivar a pesquisa e a preservação do patrimônio histórico e cultural do estado. Os participantes devem enviar trabalhos com até 20 páginas que explorem histórias do Rio de Janeiro, abordando pessoas, bairros, instituições e acontecimentos. A premiação, que inclui livros, publicação na revista do IHGRJ e certificados, ocorrerá em dezembro, durante a sessão magna realizada na sede do IHGRJ, na Avenida Augusto Severo, 08, 12º. andar, Glória.


As inscrições são gratuitas e vão até 30 de setembro de 2024. Mais informações sobre o edital na página oficial do IHGRJ: www.ihgrj.org.br e através do correio eletrônico: secretaria.ihgrj@gmail.com.

 


Referências:


Página o oficial do IHGRJ: www.ihgrj.org.br


Sobre a história do IHGRJ e de sua revista, vale a pena da leitura do texto do historiador Paulo Knauss e Roberto Schmidt de Almeida, Clio em terras cariocas e fluminenses: o Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e sua Revista, Revista do IHGSE, Aracaju, n. 43, pp. 21-44, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/18918/13734 Acesso em: 05 de jul. 2024.



Gostou do texto? Então não deixe de clicar no coração aqui embaixo e de compartilhar. E deixe seu comentário ou dúvida!


*Luciene Carris é historiadora (UERJ), sócia do IHGRJ e pesquisadora no Laboratório IMAM-UFRJ.

154 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page